Home O PAIC Eixos do Programa Eixo de Alfabetização
Eixo Ensino Fundamental I
  • Oferecer cooperação técnico-pedagógica aos municípios para a implantação e implementação de propostas didáticas de alfabetização;
  • Produzir materiais didáticos estruturados para  professores e alunos do 1º  e 2º anos e material de apoio pedagógico para  professores e alunos do 3º ao ao 5º anos  do ensino fundamental dos  184 municípios ;
  • Viabilizar a formação docente continuada e em serviço nos municípios, através de formadores do MAIS PAIC/ PNAIC  das SME;
  • Suscitar que nenhum aluno ainda não  alfabetizado, independente da turma em que esteja matriculado, fique sem ler e escrever nos anos iniciais do ensino fundamental até o 5º ano;
  • Realizar acompanhamentos pedagógicos  nos municípios .


METAS

  • Alfabetização de 100% das crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental
  • Alfabetização dos alunos não alfabetizados do 3º ao 5º ano do ensino fundamental


AÇÕES DO EIXO EM 2016

Realização, em cooperação com o PNAIC,  de 64 horas de formação continuada presencial para   800 Orientadores de Estudo  do 1º ao 3º  ano.

Realização de 64 horas de formação continuada  presencial para 20.242  professores  do 1º ao 3º  ano das redes Municipal e Estadual.


Fortalecimento da utilização do software Luz do Saber Infantil como estratégia de alfabetização das crianças (3º ano)


Fortalecimento do processo de acompanhamento pedagógico aos encontros de formação de professores e às salas de aula do 1º ao 5º ano.


Realização de 64 horas de formação continuada presencial para 418   Formadores Multiplicadores de Língua Portuguesa e Matemática do 4º e 5º ano.


Realização de 64 horas de formação continuada presencial do software Luz do saber Infantil para  20 formadores multiplicadores dos 20 municípios e 20 gerentes regionais

Distribuição da  Proposta Curricular de Língua Portuguesa e Matemática  para o estado do Ceará.


COMPETÊNCIAS ESPERADAS DO ALUNO ALFABETIZADO

Espera-se que a criança ao final do 2º ano do ensino fundamental seja capaz de:


  • Identificar letras dentre várias formas gráficas, tais como rabiscos, desenhos, números e outros símbolos gráficos, apresentadas em diferentes seqüências.
  • Reconhecer uma determinada letra, ou uma seqüência de letras.
  • Identificar a direção correta da escrita (esquerda, direta, de cima para baixo), identificando a localização do início e término da escrita em uma página de caderno ou em um texto.
  • Identificar o espaçamento entre palavras na segmentação da escrita, contando as palavras de uma frase ou os espaçamentos entre elas.
  • Reconhecer uma mesma letra escrita em maiúscula ou minúscula, na forma cursiva ou de imprensa.
  • Identificar os sons semelhantes (no final da palavra).
  • Contar sílabas (os “pedacinhos”) de uma palavra.
  • Identificar o som da sílaba inicial, formada pelo padrão consoante/vogal, de uma palavra.
  • Identificar o som da sílaba medial ou final, formada pelo padrão consoante/vogal, de uma palavra.
  • Decodificar palavras formadas por sílabas no padrão canônico: consoante/vogal (ex: sí-)
  • Ler com compreensão palavras formadas por sílabas no padrão canônico: consoante/vogal (ex: sí-la-ba).
  • Ler com compreensão palavras formadas por sílabas nos padrões não canônicos: vogal (ex: a-ba-ca-te); consoante/vogal/consoante (ex: tex-to, ve-ri-fi-car); consoante/consoante/vogal (ex: pa-la-vra).
  • Ler com compreensão frases com estrutura sintática simples, na ordem direta (voz ativa).
  • Localizar informação explícita em diferentes gêneros textuais.
  • Identificar o assunto principal de um texto e dizer como ele é abordado.
  • Identificar a finalidade ou “para quê” de textos de diferentes gêneros.
  • Associar elementos presentes no texto ou que se relacionem com a sua vivência, para compreender informações não explicitadas no texto.
  • Reconhecer as relações entre partes de um texto que permitem a construção de sentidos para o mesmo.
  • Identificar substituições, repetições ou outros recursos que estabelecem a coesão textual.
  • Apoiar-se em elementos textuais, como: manchete, título, formatação do texto para formular hipóteses sobre o conteúdo do texto.


LUZ DO SABER INFANTIL


O Luz do Saber Infantil é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de crianças, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado, primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.


 

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